10 Benefícios da Manga

A manga é um dos frutos mais apetecidos no verão, sendo consumido um pouco por todo o mundo.

Em saladas, sumos, ou simplesmente ao natural, a manga é um fruto doce e muito suculento, e com a vantagem de ser nutricionalmente muito rica, com variados benefícios para a saúde humana. Confira de seguida 10 benefícios da manga.

10 Benefícios da Manga

Valor nutricional da manga

Tópicos

Continuar a Ler...

Antes de falarmos nos 10 benefícios da manga, é importante explicar o seu valor nutricional. A manga é um fruto de grande riqueza nutricional, com a vantagem de não ser muito calórica.

Por cada 100g fornece 60 calorias. Rica em hidratos de carbono e fibras, a manga contém ainda muitos nutrientes e fitoquímicos, nos quais se incluem minerais como o potássio, magnésio, zinco, cálcio e ferro, vitaminas como as vitamina A, B, C, E e K, e ainda, várias substâncias antioxidantes.

Sendo um fruto tão rico, é natural que traga inúmeros benefícios para a saúde humana. Confira 10 benefícios da manga.

Os benefícios da manga

Anemia: A manga é um fruto rico em ferro, logo benéfico para prevenir anemias, ou em dietas de pessoas anémicas.

Cancro: a manga é uma excelente fonte de substâncias antioxidantes, essenciais no combate aos radicais livres e na prevenção de cancros. As substâncias antioxidantes da manga incluem: fisetina, ácido gálico, quercetina, astragalin, isoquercitrina, flavonoides, alfa-caroteno, betacaroteno, entre outros.

Colesterol: a manga possui um alto teor de fibras solúveis, que têm a capacidade de promover a redução do colesterol LDL (mau). Além disso, as mangas possuem várias outras substâncias que ajudam a combater o colesterol mau e os triglicéridos, e a aumentar os níveis de colesterol HDL, o bom.

Diabetes: a manga é um fruto particularmente útil para os diabéticos. Além de ter um baixo índice glicémico, possui ainda um antioxidante que restringe as enzimas que digerem os hidratos de carbono e ajuda a reduzir a absorção de glicose.

Olhos: A vitamina A presente na manga promove a saúde dos olhos.

Pele: sendo um fruto rico em antioxidantes, a manga tem um papel bastante útil na manutenção da saúde da pele, combatendo o envelhecimento precoce.

Perda de peso: A manga, devido ao seu alto valor nutricional e ao baixo nível de calorias, é um alimento muito útil num processo de perda de peso.

Sistema digestivo: rica em fibras dietéticas, a manga é assim útil para ajudar a regular o trânsito intestinal. Além disso, tem um pH alcalino, que ajuda a reduzir a acidez no estômago.

Sistema imunitário: Por ser rico em nutrientes protetores, o consumo regular de manga ajuda a aumentar a imunidade do organismo.

Sistema nervoso: A vitamina B6, presente em grande quantidade na manga, é muito benéfico para melhorar a função cerebral, controlar o stress e melhorar o humor.

Compartilhar Artigo

10 Benefícios da Manga