7 Benefícios da ameixa para saúde

A ameixa é um fruto com diversas substâncias que o tornam bastante vantajoso para a saúde e o bom funcionamento do organismo humano.

Conheça de seguida 7 benefícios da ameixa para saúde e comece já a integrar este fruto regularmente na sua dieta.

7 Benefícios da ameixa para saúde

Benefícios da ameixa para a saúde

Tópicos

Continuar a Ler...

A ameixa, seja fresca ou seca, é um fruto de grande utilidade na manutenção da sua saúde. Conheça de seguida 7 benefícios da ameixa, e comece já a usufruir das suas propriedades.

Reforço do sistema imunitário

Quando madura, a ameixa é uma fonte de vitamina C. Esta vitamina é um importante antioxidante natural que ajuda a reforçar o sistema imunitário, e ainda, a combater os radicais livres responsáveis pela degradação da pele e pelo desenvolvimento de muitas doenças.

Visão

Alguns tipos de ameixas, como a amarela, são fonte de vitamina A. Esta é especialmente útil na manutenção da saúde dos seus olhos. A ameixa contém ainda o carotenoide zeaxantina, que irá proteger a retina dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta.

Saúde do sistema cardiovascular

Rico em minerais como o ferro e o potássio, a ameixa pode ter um importante papel na manutenção da saúde cardiovascular. O ferro é essencial na formação das hemácias (glóbulos vermelhos), e o potássio é fundamental no controlo da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Perda de peso

A ameixa é um excelente alimento para incluir na sua dieta. Muito saborosas, mas com um teor calórico baixo, as ameixas contêm ainda vários nutrientes reguladores e protetores, como fibras, vitaminas e minerais, que o tornam numa fonte nutricional bastante interessante.

Regularização do trânsito intestinal

A ameixa possui várias fibras dietéticas e substâncias como a isatina e sorbitol, que têm um importante papel na regularização do trânsito intestinal, prevenindo e aliviando dessa forma problemas como a prisão de ventre.

Metabolismo

Um dos 7 benefícios da ameixa para saúde está relacionado com o metabolismo. Fonte moderada de ácido pantaténico, niacina e vitamina B6 (vitaminas do complexo B), a ameixa ajuda a metabolizar os macronutrientes (lípidos, proteínas e hidratos de carbono).

Prevenção de cancros

Sendo uma fonte de vários antioxidantes, a ameixa ajuda a combater e a eliminar radicais livres, responsáveis pelo aparecimento de cancros. Entre os vários antioxidantes incluem-se flavonoides poli-antioxidantes fenólicos (exemplos: criptoxantina, luteína e zeaxantina).

Compartilhar Artigo

7 Benefícios da ameixa para saúde