A Importância da Hidratação

A Importância da Hidratação

Num ser humano adulto o total de água no corpo varia entre 55% e 70%. A importância da água no corpo humano é tal que uma desidratação ligeira pode provocar cansaço, dores de cabeça, dificuldade de concentração e mal-estar geral, sendo que se for continuada pode ter efeitos a longo prazo na nossa saúde, nomeadamente a nível cardíaco, renal, respiratório e digestivo. A necessidade de manter o organismo correctamente hidratado é assim fundamental para a saúde e bem-estar do organismo.

Tendo em conta a importância da hidratação na saúde humana e as carências da realidade portuguesa ao nível da investigação e divulgação deste tema, surgiu a necessidade de criação do Instituto Hidratação e Saúde (IHS), que ocorreu no final de 2007 e que recentemente elaborou o primeiro estudo com representatividade nacional, que caracterizou a ingestão de líquidos pelos portugueses, apresentado no final do passado mês de Maio.

Este estudo permitiu verificar que a ingestão de bebidas de quase todos os grupos etários da população portuguesa é inferior aos valores de referência do Institute of Medicine (EUA). Embora a European Food Safety Authority tenha neste momento, em discussão pública, valores de referência para o consumo de líquidos na Europa, inferiores aos propostos para a população americana, alguns grupos populacionais apresentam, ainda assim, ingestões de líquidos baixas.

Estas conclusões apontam para a necessidade de inclusão do tema da hidratação adequada nos programas de sensibilização e educação alimentar para a população portuguesa. É particularmente importante considerar não apenas um consumo adequado de água, mas também de outras bebidas e alimentos ricos em água como a sopa e a fruta.

Com o objectivo de sensibilizar a população portuguesa para este tema, a BP Portugal e o IHS decidiram realizar uma Campanha de Verão que decorre durante os meses de Julho e Agosto. O grande objectivo desta campanha é alertar para a importância da hidratação adequada que deve ser assegurada pela ingestão suficiente de alimentos e bebidas.

Para mais informações visite www.ihs.pt

Nutricionista: Patricia Padrão

A Importância da Hidratação

Partilhar