Alimentação Saudável

Cada vez mais se valoriza e dá importância a uma alimentação saudável. Não é apenas uma questão de manter a linha é uma questão de saúde.

Comer bem, de forma equilibrada e saudável é fundamental para afastar algumas doenças que são a razão de muitas mortes precoces como AVC e diabetes. Saber comer bem, escolher os produtos adequados, fazer substituições inteligentes, sempre sem perder o sabor e alegria de comer.

Alimentação Saudável

Dicas para uma alimentação saudável

Tópicos

Continuar a Ler...

Pequeno-almoço

O pequeno-almoço é a primeira refeição do dia e uma das mais importantes porque vai repor as energias gastas pelo corpo durante a noite e carregar energias para as actividades do seu dia.

Muitas pessoas saltam esta refeição importante, ou então, comem qualquer coisa. O pequeno-almoço deve ser variado e equilibrado deve incluir cereais, leite e fruta.

Várias refeições por dia

Comer bem é comer pouco mas várias vezes ao dia, deve fazer 4 a 5 refeições ligeiras ao longo do dia, ou seja, deve comer de 3 em 3 horas. Comer várias vezes ao dia ajuda a repor energias, ao mesmo tempo evita que tenha excessos de fome que muitas vezes resultam em comer doces ou alimentos salgados.

Iogurtes, frutas, frutos secos são opções para lanches a meio da manhã e a meio da tarde.

Sopa

A sopa é uma excelente forma de incluir no seu dia-a-dia de vegetais, a sopa é simples de preparar e pode congelar para ter sempre disponível. Deve ser comida antes das refeições principais, para além de todos os nutrientes que contribuem para um bom funcionamento do nosso organismo, a sopa ingerida no início das refeições, a sopa tem um efeito saciante.

Beber água

Ao longo do dia o corpo perde água, é muito importante ir repondo esta perda, devemos beber pelo menos 1,5 l de líquidos por dia, a água é a mais indicada mas se tem alguma dificuldade em beber água pode substituir metade desta quantidade por chá sem açúcar ou por sucos naturais.

Prefira alimentos integrais e carnes brancas

Estas são algumas das substituições que fazem toda a diferença numa alimentação saudável. As carnes brancas como o frango, o coelho e o peru são pobres em gorduras e são muito saborosas.

As versões integrais de pão, massa e arroz também são uma boa opção para incluir nas suas refeições.

Peixe

Deve fazer pelo menos metade das suas refeições principais à base de peixe, prefira sempre os peixes mais magros. Prefira as versões cozidas e grelhadas e acompanhe com legumes.

Como ter uma alimentação saudável

Reduza a quantidade de gordura da sua alimentação, para cozinhar e temperar prefira sempre o azeite.

Retire a pele e a gordura da carne.

Reduza a quantidade de sal da sua alimentação, experimente temperar a comida com ervas aromáticas.

Reduza a quantidade de açúcar, o açúcar é altamente viciante. Se tiver desejos de comer algo doce opte por um quadrado de chocolate com no mínimo 70 % de cacau.

Retire da sua lista de compra produtos enlatados e comida pré confeccionada se não tiver em casa não cai na tentação de comer.

Compartilhar Artigo

Alimentação Saudável