Benefícios da abóbora

Abóbora ou Jerimum é o fruto da aboboreira, é uma designação popular atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae (ordem Cucurbitales), nomeadamente às classificadas nos géneros.

A abóbora é um legume saboroso que pode ser usado de diferentes maneiras em diferentes pratos.

Benefícios da abóbora

Benefícios da abóbora

Tópicos

Continuar a Ler...

  • ajuda a prevenir as doenças cardíacas
  • ajuda a prevenir problemas de visão
  • acne
  • inibe  a fome e a vontade de comer

Principais nutrientes da abóbora

Betacaroteno

Pigmento amarelo-alaranjado que pode ajudar a prevenir o câncer, a melhorar a visão e ainda ajuda a amanter a pele sempre bem. Uma xícara de abóbora cozida contem 8,7 mg de betacaroteno ou 107% do consumo recomendado.

Fibras

Rica em fibras solúvel e insolúvel, sendo que a solúvel pode ajudar a controlar os níveis de LDL-colesterol, e, a fibra insolúvel ajuda também a saciar a fome e aliviar a prisão de ventre.

Luteína

É fonte desse carotenóide, que pode impedir a degeneração macular (problemas de vista) e ajudar a prevenir a catarata e o câncer de cólon.

Magnésio

A abóbora e a abobrinha são boas fontes desse mineral essencial que pode ajudar a combater alergias e asma. Pode também ser benéfico para a saúde do sistema cardiovascular, a pressão arterial, cálculos renais e tensão pré-menstrual (TPM).

Potássio

Diminui os riscos de pressão alta, cálculos renais e AVC (derrame cerebral). A abóbora e a abobrinha fornecem grandes quantidades de potássio. Meia xícara de abóbora cozida fornece cerca de 275 mg de potássio.

Tiamina

Vitamina do complexo B importante para o cérebro. Ajuda a melhorar a memória e o humor.

Vitamina B6

Rica nessa vitamina essencial do complexo B, associada a um menor risco de doenças cardíacas e, possivelmente, depressão.

Vitamina C

Poderoso antioxidante, pode prevenir catarata e doenças crônicas. Uma chávena de abóbora tem 30% da dose diária recomendada de vitamina C.

Compartilhar Artigo

Benefícios da abóbora