Benefícios da Laranja

Autor: | Categoria:Alimentação

Benefícios da LaranjaHá muito que comer laranja deixou de ser um privilégio dos meses de Janeiro a Maio. Hoje em dia, comer este fruto é uma regalia de todos os meses do ano, a uma preço razoável e sob diferentes formatos. E se no Inverno a laranja é uma aliada contra gripes e constipações, no Verão ajuda a manter o peso!

Para além do pequeno-almoço, os lanches são óptimos momentos para ingerir fruta! Ainda para mais, a laranja possui um baixo valor calórico (cem gramas de laranja fornecem aproximadamente 50 calorias) pelo que é recomendada nos planos de controle de peso.

No caso da laranja, este fruto é um fornecedor por excelência de vitamina C (cem gramas de laranja fornecem aproximadamente 60 mg de vitamina C, a dose diária recomendada desta vitamina). Mas as boas notícias continuam, uma vez que este citrino alaranjado é rico em sais minerais (ácido fólico, potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo) e fibras. Por outro lado, ajuda também a reforçar as defesas do organismo.

O betacaroteno, o fitonutriente que confere a cor à laranja, assegura a este fruto um alto nível de protecção antioxidante. A acção da pectina, fibra solúvel (encontrada principalmente entre os gomos da fruta (nas membranas, parte branca) ajuda ainda a controlar os níveis de colesterol do sangue. Mas há outros benefícios a tirar do consumo de laranja.

Assim, para além da vitamina C, que aumenta a protecção contra as infecções, existem outros benefícios a ter em conta: Facilita a digestão e a função intestinal uma vez que as propriedades da laranja activam a acção das glândulas que segregam o suco gástrico além de auxiliar no funcionamento intestinal devido ao seu alto teor em fibras solúveis. Sendo um fruto com apreciável quantidade de cálcio, o seu consumo ajuda a manter a estrutura óssea, melhorando a construção muscular e a coagulação do sangue. A sua vitamina C reduz ainda os danos causados pela acção dos radicais livres, apadrinhando um aspecto jovial por mais tempo! Como vê, só bons motivos para não se esquecer da laranja!!!

Nutricionista: Alexandra Bento – Presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas

Partilhar
Comentários
  1. Posted by João Paulo
  2. Posted by Alessandra
  3. Posted by jeovana
  4. Posted by Pedro
  5. Posted by lucia
  6. Posted by nayara

Enviar Comentário