Benefícios da Soja

A soja é um alimento natural e muito gostoso, e que faz muito bem para a saúde. Com a soja é possível fazer queijo, que é chamado de tofu e até mesmo se pode fazer um delicioso leite de soja.

Que a soja faz bem todo mundo sabe, mas quais são exatamente os benefícios da soja?

Este artigo busca exatamente responder essa pergunta. Aqui detalharemos alguns dos mais incríveis benefícios que esse incrível grão pode trazer para a nossa saúde.

A soja reduz o colesterol e contribui com uma melhor saúde do coração

Tópicos

Continuar a Ler...

A soja reduz o LDL do organismo. O LDL é o colesterol que faz mal para a saúde principalmente do coração.

A proteína da soja permite desta forma que as artérias fiquem mais limpas e a pressão não suba a níveis perigosos. Além disso, a soja tem pouca gordura saturada, auxiliando ainda mais a saúde do coração.

Por fim a soja tem ainda a capacidade de aumentar os níveis de HDL, o bom colesterol que tem por função trazer saúde para as artérias e para o coração.

Isso tudo faz da soja uma arma eficaz contra problemas como hipertensão, derrame e infarto.

Fortalece os ossos

A soja é riquíssima em cálcio, o que aumenta a força, a resistência, a densidade e a velocidade de recuperação dos ossos.

As isoflavonas encontradas na soja também têm a capacidade de aumentar a densidade dos ossos. A soja é muito indicada inclusive para combater a osteoporose.

Ajuda a prevenir câncer

Na composição da soja há uma grande quantidade de ácido fítico. O ácido fítico atua como um antioxidante e segundo os especialistas, os antioxidantes combatem o desenvolvimento do câncer.

A soja também contém uma substância chamada sphingolipids, que contribui com o combate e a prevenção ao câncer.

As fibras da soja ajudam na digestão, e uma boa digestão contribui para evitar tumores de intestino.

Existem até mesmo estudos que mostram que um tipo de componentes da soja conhecidos como peptídeos de proteína são úteis contra os cânceres de cólon, fígado e de pulmão.

Combate o diabetes

Existem dois tipos de diabetes, o diabetes tipo 1, que acomete crianças e adolescentes e normalmente é causado por causas hereditárias e existe também o diabetes tipo 2.

O diabetes tipo 2 acomete as pessoas com 45 anos ou mais na maioria dos casos e é causado por maus hábitos alimentares e por vícios com o alcoolismo, fumo, vício em drogas entre outros.

É exatamente o diabetes tipo 2 que é o mais comum e é aquele que a soja combate, pois ela tem a propriedade de auxiliar o aumento do metabolismo e da produção de insulina.

Dessa forma, a soja não pode ficar de fora da dieta nem das pessoas que são propensas ao diabetes, como também daquelas que já são diabéticas.

Compartilhar Artigo

Benefícios da Soja