Benefícios do mel

O mel é um alimento produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas, depois é armazenado em favos nas colmeias e utilizado por nós para os mais diversos fins.

O Mel pode ser usado em pratos doces, bebidas e traz muitos benefícios para a nossa saúde, é uma fonte de frutose, glucose e sacarose, por isso, é um excelente substituto para o açúcar. Mas como qualquer alimento deve ser consumido com moderação.

Benefícios-do-Mel

Benefícios do Mel para a saúde

O mel é rico em proteínas, vitaminas e sais minerais importantes para nossa saúde.

Aumenta a energia

Possui um alto teor de glicose, que é rapidamente absorvida pelo organismo e que dá a energia necessário que o corpo precisa.

Combate ao cancro

O Mel é rico em antioxidantes que reduzem a probabilidade de ocorrência de câncer para além de aumentar a imunidade do nosso corpo combatendo uma série de infeções. Reduz ainda os níveis de açúcar no sangue e ajuda no  combate a diabetes.

Tosse e Garganta

Quando eramos pequenos sempre que tínhamos dor de garganta ou tosse os nossos pais davam-nos leite ou chá com mel, este fato deve-se ao mel ter propriedades antimicrobianas, reduzindo a inflamação da garganta.

Ele tem ação descongestionante, fortalece os pulmões e é anti-inflamatório .

Benefícios do mel para o corpo

Pele

O mel funciona como hidratante natural, a nossa pele precisa de bastante hidratação para manter um aspeto bonito e saudável, o mel ajuda a repor a hidratação necessária.

Possui ainda propriedades antibacterianas e antifúngicos e peróxido de hidrogénio, elementos essenciais para o tratamento de espinhas, borbulhas, cicatrizes e manchas na pele.

Deve aplicar mel cristalizado 2 vezes por semana na pele. Faça uma massagem suave sobre as zonas afetadas e depois retire com água morna, sempre com movimentos suaves.

Perder peso

O Mel ajuda o metabolismo a funcionar melhor, ajuda na digestão dos alimentos, pode substituir o açúcar e possui propriedades diuréticas qua ajudam na perda de peso.

O mel engorda por isso deve ser consumido com moderação e deve ser evitado por diabéticos.

Contra-indicações do mel

Apesar de todos os benefícios para a nossa saúde e nosso corpo o mel é um alimento altamente alérgico e deve ser evitado por algumas pessoas.

O mel contém uma bactéria chamada Clostridium boltulino que pode ser altamente prejudicial, por esse, motivo é desaconselhado o seu uso em crianças com menos de 3 anos.

O mel aumenta rapidamente os níveis de glicemia do sangue, por isso, está contra indicado para diabéticos.

Por ser altamente alérgico é importante que tenha algum cuidado no seu consumo nas primeiras vezes.