Benefícios do Tomilho

No mundo podemos encontrar diferentes elementos que oferecem vários benefícios para a nossa saúde, e o melhor é que eles não custam caro como o tomilho. O tomilho é um subarbusto aromático da família das labiadas, esse item é muito usado na medicina natural e na culinária.

O tomilho ainda é usado na indústria de perfumaria, em especial na fabricação de sabonetes, pois seu aroma é muito bom.

O tomilho também é conhecido como um remédio natural, porque auxilia na digestão, descontrai os músculos, acalma o sistema nervoso e ajuda nos casos de depressão e estresse.

Propriedades do Tomilho

Tópicos

Continuar a Ler...

  • Acaba com a acne e clareia as manchas deixadas por ela.
  • Deixa os cabelos fortes, evitando a queda de cabelo.
  • Combate a gripe e a anemia.
  • Auxilia no tratamento de doenças do sistema respiratório, como a bronquite, o catarro, tosses, dores de garganta e inflamações na boca.
  • O tomilho é diurético, tônico e pode auxiliar nas cólicas, má digestão, azia e diarreias.
  • Por possuir um aroma agradável, o tomilho pode ser usado para fazer desodorante e desinfetante.
  • É antisséptico, antioxidante e antidepressivo.

O tomilho auxilia na depressão

De acordo com a lista de propriedades do tomilho, podemos perceber que ele é um ingrediente antidepressivo, ou seja, ele acalma o sistema nervoso e faz o cérebro funcionar melhor, por isso, ele é tido como um ótimo auxiliar no combate à depressão.

O tomilho pode ser ingerido, principalmente como chá, essa bebida, se preparada corretamente, oferece todos os benefícios encontrados nessa planta. Para quem ainda não sabe fazer o chá de tomilho para combater a depressão, gripes, cólicas e outros problemas de saúde, aqui vai uma receita fácil de ser seguida.

Receita do chá de tomilho

Em uma vasilha, que não pode ser de metal ou plástico, ponha um ramo pequeno de tomilho e coloque um litro de água fervente sobre ele. Deixe a bebida tampada por uma hora, em seguida, coe e beba. Para combater a gripe, o mais indicado é beber o chá de tomilho bem quente, no caso de estar com o nariz entupido, inspire o vapor do chá antes de bebê-lo. Se preferir, pode adoçar o chá com uma colher pequena de mel.

Além do chá, o tomilho pode ser consumido em pratos diversos, como um tempero. Esse ingrediente é rico em propriedades benéficas para a saúde, não só para combater doenças emocionais, como doenças de diversos tipos. Então adicione o tomilho no seu dia a dia, e terá sempre um remédio natural por perto.

É importante dizer que a depressão é uma doença muito séria que deve ser tratada por um especialista, pois ela pode levar à morte.

Compartilhar Artigo

Benefícios do Tomilho