Combate à obesidade mórbida – Perca peso e ganhe saúde!

Por todo o Mundo, e o nosso país não foge à regra, tem-se registado um aumento preocupante de obesidade, fazendo desta doença um problema de saúde pública. Considerada pela Organização Mundial de Saúde como epidemia do séc.XXI, a obesidade é uma doença crónica que não distingue sexo nem idade, reduz dramaticamente a qualidade de vida e o bem-estar, provoca elevadas taxas de mortalidade e constitui um importante factor de risco para outras doenças como hipertensão, diabetes, entre outras. Os quilos demasiadamente em excesso e a obesidade condicionam dramaticamente a vida de algumas pessoas, afectando-as física e psicologicamente.

A cirurgia surge, então, como método mais eficaz no tratamento da obesidade grave ou mórbida, ajudando-as a recuperar a qualidade de vida perdida anteriormente. No entanto, é importante não esquecer que a obesidade é uma doença de origem multifactorial onde a cirurgia é parte da solução e não o todo. Jorge Limão, especialista em cirurgia bariátrica e metabólica, explica que “a cirurgia não significa a cura da obesidade. Para os doente a cirurgia é um objectivo, mas para nós, médicos, é parte do processo de tratamento”.

Existem, sim, operações que, incluídas num programa completo de tratamento da obesidade, podem aumentar dramaticamente a sua eficácia.

Combate à obesidade mórbida   Perca peso e ganhe saúde!

Continuar a Ler...

Compartilhar Artigo

Combate à obesidade mórbida - Perca peso e ganhe saúde!