Como fazer uma dieta alcalina

Mundialmente conhecida por ter sido adotada por grandes estrelas internacionais como Jennifer Aniston, Gwyneth Paltrow, Robbie Williams e Victoria Beckham, a dieta alcalina entrou rapidamente nas escolhas de muitas pessoas como uma solução para perder peso.

Todos estes astros conseguiram controlar o seu peso e ficar em forma através desta dieta, e como tal, não há razão para você não conseguir fazer o mesmo. Saiba mais como fazer uma dieta alcalina e como funciona.

Como fazer uma dieta alcalina

Como fazer uma dieta alcalina

Tópicos

Continuar a Ler...

Antes de mais, é importante perceber quais as razões que levam ao excesso de peso e ao aparecimento de todos os problemas que vêm associados. H

ábitos alimentares incorretos, com consumos excessivos de determinados nutrientes, em contraponto com a ingestão deficiente de outros, levam a um desequilíbrio corporal, que se expressa pelo aumento de gordura, mas que traz consigo outros problemas de saúde.

Outros dos fatores são a vida sedentária e o stress em excesso do dia-a-dia de hoje.

O equilíbrio do corpo é assim essencial para perder o excesso de peso e para uma melhoria na sua saúde.

De acordo com vários estudos, uma alimentação com o pH equilibrado irá promover a diminuição de retenção de líquidos, a eliminação de toxinas, e ainda, a elevação do metabolismo.

Através de uma dieta promotora de um pH alcalino, é possível colocar o corpo a funcionar melhor, provocando a perda de peso e volume.

Como funciona a dieta alcalina

O sangue humano é considerado alcalino, já que o seu pH tem valores que rondam os 7 e os 7,5.

No entanto, devido aos maus hábitos alimentares, poluição e stress em excesso, o pH pode tornar-se mais ácido, levando ao aumento de peso e ao surgimento de várias doenças.

Como tal, é essencial ter uma alimentação que promova um pH alcalino, conferindo assim as condições ideais ao organismo para funcionar corretamente.

Assim, à pergunta “Como fazer uma dieta alcalina?”, a resposta é aumentar os alimentos alcalinos, e reduzir os ácidos.

Nesta dieta deve-se então seguir a fórmula 70% de alimentos alcalinos e 30% de alimentos ácidos. Confira de seguida alguns exemplos de alimentos alcalinos e alimentos ácidos.

Alimentos alcalinos: peixes de água gelada (exemplos: salmão e atum), frutas, quiabo, azeite, milho verde, raízes (como a cenoura), chuchu (cru), entre outros.

Alimentos ácidos: carnes, açúcar, álcool, refrigerantes, alimentos processados, café, chá preto, entre outros.

É essencial consultar um médico pois a dieta alcalina não deve consistir na restrição de alimentos, mas sim, numa proporção mais adequada no seu consumo. Caso contrário, se deixar de ingerir determinados alimentos, pode acabar por sofrer carências nutricionais, que teriam um efeito ainda mais prejudicial para o seu organismo.

Compartilhar Artigo

Como fazer uma dieta alcalina