Origem do Feng Shui

A origem do Feng Shui perde-se entre as milenares lendas e mitos orientais anteriores a Cristo, Buda ou Confúcio. Remonta a homens que interpretavam os significados do Universo através de carapaças de tartaruga e percorriam o mundo à procura do sítio perfeito. Imagine alguém que passou a vida em busca de um lugar onde tudo fizesse sentido, como o espaço ideal para a construção de um templo, de um palácio ou de uma nova aldeia. Acima de tudo, alguém que procurava um local de transformação interior. E encontrando-o tornava-se um imortal a caminhar entre os homens. Eis um clássico Mestre de Feng Shui.
Durante séculos o Feng Shui permaneceu como uma arte restrita aos Mestres e aos seus Discípulos. E uma vez que se entendia a missão do mestre como o facultador do caminho, e não como o caminhante, muito conhecimento não chegou a ser transmitido.

Origem do Feng Shui

No entanto, actualmente o Feng Shui está disponível através de livros, cursos ou à distância de uma pesquisa na internet. Mas o que é o Feng Shui? De uma forma literal, o termo Feng Shui significa Vento e Água, porque é um conhecimento que tal como o vento não se consegue ver e tal como a água não se consegue agarrar. Ou porque o fluxo do vento e da água descrevem claramente a forma como a energia flui nos espaços, como uma corrente de ar ou como a água em movimento.

A permissa base do Feng Shui é de que o espaço onde habitamos condiciona a nossa vida. Quer se trate da nossa casa, local de trabalho ou de todo o espaço envolvente. Já considerou que a posição da sua secretária, da sua cama ou a orientação da sua casa em relação aos pontos cardiais pode influenciar a sua vida? Os consultores de Feng Shui afirmam que sim. E a comprovar estes resultados estão empresas como a British Airways, o Hotel do Chiado em Lisboa ou a artista Pop Madonna. Para lá destes, muitos outros recorrem a consultores de Feng Shui para aumentar a sua qualidade de vida.
No entanto, tenha sempre presente que a influência do espaço não é tudo. Segundo alguns consultores de Feng Shui, 10% do desenrolar de uma situação depende das condições energéticas do espaço envolvente. Os outros 90% dependem em grande parte de si e da conjuntura do Universo.

Continuar a Ler...