Passos importantes para uma pele saudável

pele saudavel

Os nossos hábitos podem ser responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

O tabaco, a poluição, a exposição solar sem proteção, a privação de sono, uma nutrição desadequada e uma insuficiente hidratação são alguns dos hábitos que devemos melhorar.

Conteúdos
  1. Exposição solar
  2. Importância do sono
  3. Tabaco e poluição
  4. Nutrição e hidratação
  5. Cuidados diários importantes

Exposição solar

A radiação solar é composta por radiação UVA e radiação UVB. A radiação UVA é uma radiação muito perigosa, uma vez que penetra mais profundamente na pele e é a principal responsável pelo aparecimento de alguns tipos de cancro de pele.

A radiação UVB confere o tom bronzeado ou avermelhado, consoante os fotótipos, pois atinge as camadas mais superficiais da pele. Esta radiação não deixa de ser perigosa e diretamente responsável pelo foto envelhecimento.

Para que o sol nos dê apenas aquilo que tem de bom, devemos utilizar todos os dias, e durante todo o ano, um protetor solar nas zonas mais expostas e dar preferência às horas de radiação menos intensa para a exposição solar.

Importância do sono

cuidados pele

Uma boa noite de sono ajuda-nos a enfrentar o dia com boa disposição e energia e deixa uma melhor aparência na pele. De facto, é durante o sono que a pele se renova de uma forma mais eficiente, por isso não é de estranhar que a pele pareça "renovada".

Tabaco e poluição

O tabaco e a poluição favorecem o aparecimento de radicais livres, o que contribui para uma diminuição da nutrição e oxigenação das células.

O oxigénio, tal como outros nutrientes fundamentais, tem muito mais dificuldade em penetrar nas células e, com menor suporte de oxigénio, a célula reproduz-se de uma forma menos eficiente e morre mais depressa.

Para além disso, o fumo do tabaco agrava e evidência as rugas, especialmente em redor da boca e também agrava a desidratação cutânea.

Nutrição e hidratação

Como em tudo na vida, deve haver equilíbrio. O excesso de consumo de alimentos de um determinado grupo pode levar a carências de alimentos de outro grupo. A deficiência de algumas vitaminas e minerais, não só se manifesta numa pele com menos brilho e menos firmeza, como também no envelhecimento cutâneo precoce.

Em paralelo, desenrola-se um processo enzimático não menos importante: a glicação. Pela ingestão alimentar de agentes pró-inflamatórios, dá-se a ligação da glicose às proteínas colagénio e elastina. A glicação impede o eficiente desempenho da elastina e o colagénio nas suas funções de fornecer elasticidade e firmeza à pele, tornando estas estruturas rígidas.

Para combater este processo, deve dar-se prioridade ao consumo de alimentos com baixo índice glicémico.

A ingestão de alimentos ricos em antioxidantes (vitaminas A,C e E) reduz a quantidade de radicais livres presentes no nosso organismo e melhora visivelmente a aparência e a textura da pele.

Os sais minerais e a água são essenciais para o bom funcionamento das células e para o conforto da pele e das mucosas.

Cuidados diários importantes

Para além da melhoria dos hábitos relacionados com os fatores já referidos, devem ser adotados bons hábitos de higiene e hidratação.

A pele deve ser limpa de manhã e à noite.

A limpeza noturna é essencial para melhorar a oxigenação e a renovação das células. Só depois de limpa é que a pele deverá ser hidratada, de modo a manter um teor de água adequado na epiderme.

O hidratante deverá ser escolhido de acordo com a idade e com as características da pele.

Por último, deve fazer-se uma esfoliação suave na pele do rosto, uma a duas vezes por semana, para ajudar a remover as células mortas e fazer realçar as células mais jovens. Este acto contribui para a pele ficar mais luminosa e mais macia.