Pele Saudável

Pele SaudávelOs nossos hábitos podem ser responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. O tabaco, a poluição, a exposição solar sem protecção, a privação de sono, uma nutrição desadequada e uma insuficiente hidratação são alguns dos hábitos que devemos melhorar.

O TABACO E A POLUIÇÃO

O tabaco e a poluição favorecem o aparecimento de radicais livres, o que contribui para uma diminuição da nutrição e oxigenação das células. O oxigénio, tal como outros nutrientes fundamentais, tem muito mais dificuldade em penetrar nas células e, com menor suporte de oxigénio, a célula reproduz-se de uma forma menos eficiente e morre mais depressa. Para além disso, o fumo do tabaco agrava e evidência as rugas, especialmente em redor da boca e também agrava a desidratação cutânea.

A EXPOSIÇÃO SOLAR

A radiação solar é composta por radiação UVA e radiação UVB. A radiação UVA é uma radiação muito perigosa, uma vez que penetra mais profundamente na pele e é a principal responsável pelo aparecimento de alguns tipos de cancro de pele. A radiação UVB confere o tom bronzeado ou avermelhado, consoante os fototipos, pois atinge as camadas mais superficiais da pele. Esta radiação não deixa de ser perigosa e directamente responsável pelo foto envelhecimento.

Continuar a Ler...

Compartilhar Artigo

Pele Saudável