Sal, aprenda a moderar o seu consumo!

Sal, aprenda a moderar o seu consumo!Portugal é dos países da União Europeia onde o consumo de sal por pessoa é mais elevado. De facto, consumimos cerca do dobro da média europeia. São números preocupantes, sobretudo se atendermos ao facto de que o consumo excessivo de sal está intimamente ligado com as doenças cardiovasculares. Mas se o excesso de sal é tão nocivo, porque comemos tanto sal? E como será possível reduzir o seu consumo?

Em primeiro lugar, convém referir que este nosso apetite por sal está relacionado com o facto de sermos uma país com uma extensa costa litoral, o que implica que durante séculos nos tenhamos habituado a consumir produtos do mar frequentemente conservados em sal. Por outro lado, somos também produtores de sal, do qual dispomos em quantidade e a preços muito acessíveis. Tudo isto contribuiu para que ao longo de gerações, o nosso paladar se fosse habituando a um gosto mais salgado…

De facto, o sal está presente em quantidades significativas num conjunto alargado de alimentos que consumimos frequentemente – conservas, queijos e enchidos são alguns dos melhores exemplos, a que se somam ainda frutos secos e aperitivos. Também o pão que consumimos regularmente contém teores significativos de sal – aliás, não deixa de ser curioso usarmos a expressão «pãozinho sem sal» para designar coisas ou pessoas aborrecidas ou desinteressantes… E por último, há que contabilizar ainda o sal que adicionamos durante a confecção ou tempero dos alimentos. Tudo somado, é muito sal!

Uma boa forma de ingerir menos sal é, precisamente, começar por aquele que usamos para cozinhar ou temperar. Pode experimentar reduzir gradualmente a quantidade de sal que adiciona durante a confecção dos alimentos, ao mesmo tempo que explora outros temperos que possam dar sabor aos seus cozinhados – alho, cebola e louro, sozinhos ou em marinadas com vinho, são boas opções para um grande número de pratos. Depois, reduza também o sal que adiciona nos temperos – use e abuse de ervas aromáticas e especiarias ou experimente vinagres balsâmicos e sumos de limão ou laranja.

Continuar a Ler...

Compartilhar Artigo

Sal, aprenda a moderar o seu consumo!