Termoterapia Estética

A termoterapia tem como base a aplicação de calor no corpo humano para o tratamento, que de diversos problemas de saúde, quer para problemas estéticos. Saiba quais as alterações físicas que podem ser conseguidas com recurso à termoterapia estética e os motivos que fazem deste um dos melhores tratamentos de estética existentes.

Como a temperatura influencia o nosso corpo

O corpo humano é dotado de inúmeros mecanismos de defesa e de manutenção, o que inclui o próprio controlo da temperatura corporal – mantendo esta aproximadamente constante (perto dos 36º. C). Quando surgem alterações na temperatura, o corpo reage e tenta compensar, recorrendo a mecanismos de termorregulação tais como a hiperventilação pulmonar, a vasodilatação e o aumento da transpiração. A termoterapia “joga” com esses mecanismos para atingir determinados objetivos.

Termoterapia Estética

Aplicações da termoterapia estética

A nível da termoterapia estética, ela é indicada principalmente para o tratamento da celulite e da gordura localizada. Mas poderá ainda ser aconselhada a sua aplicação mesmo em casos de obesidade generalizada.

Como poderá a aplicação de calor num local fazer com que a celulite desapareça ou a com que haja uma diminuição da gordura? A resposta está no mecanismo de defesa do corpo face a esta variação de temperatura – a vasodilatação. Para que essa vasodilatação aconteça, é necessário que seja libertada uma substância chamada de acetilcolina que também facilita o fluxo de sangue. E, quando mais sangue circular no local, maior será a quantidade de substâncias nocivas ao organismo eliminadas. Impulsionado pelas alterações no local, o catabolismo das gorduras aceleram e estas são mais facilmente eliminadas. Como a celulite também está relacionada com uma má acumulação de gordura, esta também será afetada.

Continuar a Ler...

Compartilhar Artigo

Termoterapia Estética