Tratamento para pele oleosa

A pele oleosa, como o próprio nome indica, é um tipo de pele caracterizada por uma produção excessiva de oleosidade, provocando o aparecimento recorrente de espinhas e cravos, mas também, uma pele demasiado brilhante.

É assim um tipo de pele que requer cuidados especiais para se manter saudável e bonita. Confira de seguida qual o tratamento para pele oleosa, e ainda, algumas opções caseiras.

Tratamento para pele oleosa

Como tratar a pele oleosa

Tópicos

Continuar a Ler...

O tratamento para pele oleosa consiste essencialmente na correta limpeza e hidratação da pele, utilizando para isso produtos específicos e adequados, mas também, a adoção de hábitos que promovam o maior controlo da produção de oleosidade.

Assim, para tratar a pele oleosa deve ter os seguintes cuidados diários:

  • lavar a pele do rosto sempre que vai dormir;
  • não lavar a face mais que duas vezes ao dia;
  • evitar cremes gordurosos, preferindo cremes “oil free”;
  • usar apenas produtos específicos para peles oleosas;
  • utilizar sabonetes que contenham ácido salicílico.

Além disso, deve ainda ter vários cuidados com a sua alimentação, evitando alimentos gordurosos e chocolates. Se adotar uma dieta mais saudável e evitar este tipo de alimentos, poderá reduzir a produção excessiva de óleo na pele.

Tratamento caseiro para pele oleosa

Existem algumas opções caseiras bastante úteis no tratamento para pele oleosa. Um dos cuidados a ter semanalmente é fazer uma esfoliação seguida de máscara, de modo a limpar ao máximo a pele, hidratando-a de seguida de uma forma mais profunda. Confira de seguida a receita de um esfoliante e de uma máscara caseira, que poderá fazer em casa.

Esfoliação do rosto com fubá

Lave a pele do seu rosto com água morna e um sabonete específico. Sem retirar a espuma da pele, esfregue-a com o fubá. Insista mais em locais onde a oleosidade é maior, como o queixo, o nariz ou a testa. Enxague com água fria e seque.

Máscara facial com argila

Após fazer a esfoliação do rosto com fubá, é hora de aplicar a máscara facial. Esta é feita a partir de argila verde, tendo a capacidade de absorver a gordura, ajudando ainda regenerar e a acalmar a pele. Confira de seguida a receita.

Para fazer a máscara facial com argila para este tratamento para pele oleosa vai necessitar de uma chávena de água e uma colher de sopa de argila verde. Misture os ingredientes muito bem, até obter uma massa homogénea. De seguida aplique na pele do rosto, e deixe agir durante cerca de 10 minutos. Por fim, retire, enxague e seque, passando depois um creme hidratante específico.