Tratar Pés Inchados

Para a maior parte das pessoas, o Verão é a estação mais alegre do ano. Mas, com o sol, a praia e a roupa coloridas, o calor traz também um pequeno desconforto: pés inchados.

Os pés inchados são muito comuns, principalmente ao fim do dia. Com as altas temperaturas há retenção de líquidos e os pés incham. Mas isto não é motivo para atrapalhar o Verão. O inchaço é só um desconforto, não causa prejuízos à saúde. Um dos segredos é fazer o sangue circular.

Tratar Pés Inchados

Dicas para tratar pés inchados

Pés de Molho

Para diminuir o inchaço, invista no escalda-pés caseiro. Coloque os pés dois minutos em água quente e, logo em seguida, mais dois minutos na fria. Repita o processo cindo vezes. Para completar, deite-se com as pernas acima do nível da cabeça.

Abuse dos Líquidos

Beber bastante água mantém o metabolismo activo, o controlo da temperatura, o bom funcionamento dos rins e do intestino, além de hidratar o corpo. Invista também em frutas, chás e sumos naturais. E atenção, evite o excesso de sal.

Movimente-se Diariamente

Para evitar o inchaço é muito importante manter os pés em movimento. Se trabalha sentada, mexa os tornozelos em círculos a cada 30 minutos e, durante o expediente, faça pequenas caminhadas.

Faça uma massagem

Logo pela manhã, experimente massajar a pernas, mãos e pés durante cinco minutos. Para isso, use um gel ou creme de sua preferência. Com pressões suaves, a técnica ajuda a activar a circulação sanguínea, evitando o inchaço ao longo do dia.

Alimentos para tratar pés inchados

  • Vegetais e frutas que contenham cerca de 90% de água: pepino, curgete, chuchu, alface, morango, abacaxi, pêra e melância.
  • Alimentos ricos em potássio: laranja, tomate, banana e manga
  • Alimentos diurético: melão, melancia, salsa, couve, agrião e rúcula
  • Chás diurético: chá verde, chá de alho, chá carqueja e chá cavalinha

Partilhar