Treino de caminhada para emagrecer

O exercício físico é um dos elementos mais importantes num processo de emagrecimento. Apesar de a nutrição ter o peso maior, fazer atividade física de uma forma regular ajudará a tonificar o seu corpo e a aumentar o gasto calórico.

Saiba mais sobre como perder peso, e ainda, as vantagens em realizar treino de caminhada para emagrecer.

Treino de caminhada para emagrecer

Perder peso fazendo caminhadas

Tópicos

Continuar a Ler...

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um programa de controlo de peso bem-sucedido resulta de 80% nutrição e 20% exercício físico. Ou seja, aquilo que se come tem um peso enorme em qualquer processo de emagrecimento.

Como tal, se está apenas a investir o seu esforço na atividade física, então dificilmente terá o sucesso desejado. É assim essencial aliar à caminhada uma mudança de hábitos alimentares, adotando uma dieta mais saudável e mais pobre em calorias.

Vantagens do treino de caminhada para emagrecer

Existem muitos exercícios úteis num programa de controlo de peso. Contudo, e não sendo a caminhada aquele que queima mais calorias, tem no entanto várias vantagens importantes.

Antes de mais é um exercício muito barato, pois além de um calçado adequado, não necessita de mais nenhum material específico nem de ir para um ginásio ou academia.

Outra vantagem importante é que não é um exercício de grande impacto, não trazendo assim consigo algumas desvantagens de desportos como a corrida ou o ciclismo.

Qualquer pessoa pode fazer caminhadas, independentemente da sua idade ou forma física. É por isso uma excelente solução para dar ao seu programa de emagrecimento os 20% referidos pela Organização Mundial de Saúde.

Além disso, a caminhada é um excelente exercício para tonificar todo o corpo, e ao mesmo tempo, trabalhar os sistemas cardiovascular e respiratório.

Plano de treino

A caminhada, idealmente, deve ser feita diariamente. Assim, entre 5 a 7 vezes por semana, deverá caminhar entre 30 minutos a 1 hora, a um passo moderado a acelerado.

Caso não tenha a oportunidade de o fazer de forma tão frequentemente, defina uma rotina, de modo a cumprir os treinos que tem possibilidade de fazer.

Compartilhar Artigo

Treino de caminhada para emagrecer